Total de visualizações de página

.

Todas fotografias e conteúdos são resultado do trabalho duro de produção Priscila Beneducci. Não é legal copiar o conteúdo, para uso no seu blog, site, ou mídia sem autorização escrita da Priscila (contato@bolospriscila.com.br).

domingo, 16 de maio de 2010

"Bolo de Fubá com Calda de Leite de Coco" - Chef Rita Lobo - Sem Glutén

Bolo de Fubá com 
Calda de Leite de Coco
Sem Glutén



Voltei no tempo... Ao comer deste bolo de fubá, tive a certeza que já o comi na minha infância.

É Bolo de Fubá simples, daqueles  muito bom de comer... Perfeito para o  café preto, qdo. o doce do bolo não interfere no doce do café.

Eu nem sei atraves de qual tia ou vizinha fez, mas com certeza não foi a minha mãe, que no caderno de receitas dela eu fiz praticamente tudo e lá não tem ele. Quem bom a Chef Rita Lobo ensinou, agora sei fazer e você também...








Minha fornada (refratario transparente grande n.o 3) - Com a calda nasceu 2 texturas, na superficie lembra bolo de fubá cremoso, daquele tipo creme que secou no forno, + para o tipo meladinho, e lá embaixo é fofinho baixinho....

A receita no site Panelinha tem o nome de Bolo de Fubá Fofíssimo. Como já postei neste blog outras receitas de Bolo de Fubá Fofissimos, que nascem + pra fofíssimos, mesmo, resolvi rebatizar aqui no meu blog este bolo como: Bolo de Fubá com Calda de Leite de Coco.
Bolo de Fubá com Calda de Leite de Coco - Sem Glutén


Bolo de Fubá de Batedeira
(não leva farinha de trigo, só fubá mimoso):
  • 200 g de manteiga sem sal ( este bolo não aconselho usar margarina, só a manteiga traz o sabor origem vaca delicioso desta receita, caso você opte por margarina, exclusivamente asse com margarina com teor de 82% gorduras, veja na tabela  se esta registrado 8,2% gorduras, ...."não arrisque assar com margarinas marca com 80% ou menos, que as marcas estão decepcionando demais, seu bolo pode ir parar  todo no lixo"...)
  • 5 ovos (claras são em neve)
  • 2 xícaras (chá) açúcar
  • 100 ml de leite de coco (1/2 garrafinha)
  • 100 ml de leite
  • 2 xícaras (chá) fubá mimoso
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo (usei Dr. Oetker que cresce só calor do forno)
Calda de Leite de Coco (misture a frio - não precisa levar ao fogo):
  • 100 ml de leite de coco (o restante da garrafinha)
  • 100 ml de leite
  • 4 colheres (sopa) açúcar



Fôrmas que Recomendo

(é 1 bolão assado - precisa que no mínimo o interno da fôrma escolhida tenha 3 litros...):
  • tabuleiro n.o 2 de boleira (com lateral de 5 cm de altura) é o perfeito, para assar esta receita, dá para assar e molhar com calda, e obter 100% fofissimo com meladinho na superficie...
  • fôrma de pudim - só da super grandona (3 litros internos no mínimo) a de 2,5 litros não caberá, irá transbordar
  • refratario n.o 3 ou tabuleiro n.o 3 - ficará igual da minha foto, bolo de fubá baixinho, com quase nada de fofinho...



Pilotando a Cozinha com Priscila:


Fôrma escolhida - Untada de margarina polvilhada de fubá mimoso.

Massa - Faça uma gemada fofa, 5 gemas + 2 xícaras de açúcar + 200 g de margarina. Acrescente os líquidos, é a textura passa ser de gemada talhada... Acrescente os ingredientes secos peneirados. Por ultimo as 5 claras batidas em neve. Despeje na fôrma e leve para assar, até que enfiando um 1 palito este saia seco, 35 a 40 minutos de forno.

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente?: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  Este bolo assa com 35 minutos a 40 minutos, caso você fique em dúvida se esta assado, espete um palito no centro, saiu seco, seu bolo foi bem assado.

Calda de Leite de Coco - Misture a frio. Tirou do forno, ainda quente, molhe o bolo, não precisa fura-lo (estragando o visual da superficie) que a massa é uma esponja chupa instantaneamente.

Para cortar direito, sem esfarelar, tem que esperar esfriar mesmo. Só assim os quadrados são cortados direito.


-----------------------------------------------------------------


Fonte: O Bolo de Fubá Fofissimo está na lista de receitas + visitadas do Site Panelinha da Chef Rita Lobo. A receita é dos Colaboradores do Comunidade do Site Panelinha, tem registro deste bolo no caderno da:

---------------------------------------------------------


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

2 comentários:

Rosana Albuquerque disse...

Oi!Pri
Aqui em casa o bolo de fubá é predileto de todos.Que bom sempre encontrar receitas diferentes em seu blog desta gostosura.Vejo que vcs aí também apreciam bastante.
Mas um que vai pro caderninho..
Beijinhos e uma ótima semana pra vc e sua família.

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma foi o melhor bolo de fubá que já comi. Fácil de fazer. Fica muito fofinho, saboroso e com uma aparência incrível.