Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"Bife Acebolado Cremoso" - da Nestlé

Cozinha Básica.
Bifes da Pri.

Almoço da mamãe Priscila, para aquele dia: "Hoje não tem Feijão!" - Hoje não vai ser Picadinho e nem Estrogonofe. Bife delicioso que vem já com o molhadinho que o cardápio de hoje está pedindo.


Bife Acebolado Cremoso - da Nestlé

Fonte: Esta receita é uma daquelas com foto publicadas no rotulo de papel da latinha do Creme de Leite Nestlé, na inicio da década dos anos 90. Colada no meu caderno de receitas até hoje. Receita das ótimas! O gostoso nasce da fusão do simples, onde o corte da cebola fez toda a diferença no sabor. Depois da 1.a garfada, você irá preparar esta receita para o resto da sua vida...

Bife Acebolado Cremoso é um dos bifes prediletos do meu marido Alexandre. Apesar da preparação ser simples, é tão gostoso de comer, como ele mesmo já me recomendou: Esse você pode servir com visita em casa, que é Coisa Fina!



Bife Acebolado Cremoso - da Nestlé

Sabor Especial que nasce da Simplicidade: fundinho sujo do bifes + molho inglês, muita cebola picadinha + 4 tomates
(por ser uma cebola micropicada e não em rodelas, ela vai sorar mais águinha com sabor, por conta disso - já testei esta receita com cebola micropicada tem um sabor, em aneis tem outro cebola, faça esta receita só com ela picadinha).

Considere 2 bifes por pessoa - que a receita é boa de comer
Já o molho acebolado cremoso uma receita só - seja para 500 g de bifes (6 bifes bons) ou 1 kg de bifes (12 bifes bons)
  • bifes de contra-filé
  • temperados só com pimenta-do-reino moída na hora e mais nada
  • sua bifeira teflonada predileta (frigideira teflonada ou panela de pressão teflonada, que eu amo fazer bife na panela de pressão, que alta, não suja nadinha o fogão)
  • oleo de milho (fiozinhos só)
  • 1 colher (sopa) de molho inglês - para cada leva de bifes que você grelhar (ele é nosso sal da receita)
  • refogar sobre o no fundo sujo do bifes
  • fiozinho de óleo de milho
  • 1 cebolona branca (ou 2 médias) - micropicadas no capricho
  • 4 tomates maduros micropicados (micropicados com capricho, senão demora demais esta refoga - 500 g mesmo - é bastante tomate picado, dá um prato raso cheio dele)
  • 1 ùnica colherada (de sopa) de molho inglês (este é o sal da receita)
  • pimenta-do-reino moida na hora (pouquinho agora)
  • 1 caixinha 200 g de creme de leite tipo UHT (ou 1 lata de creme de leite gelada sem o soro de 395 g - Recomendo: Já fiz esta receita com 200 ml de creme de leite fresco, 2/3 de copo de requeijão só, ficou com sabor de almoço de domingo num bifinho tão simples, é incrivel como o creme de leite fresco faz tudo ficar delicioso!)
mais nada, acabou a receita...

Pilotando a Cozinha com Priscila - Bife Vapt-Vupt - Almoço Rápido:

Bife Macio - Hoje é almoço vapt-vupt com aquele de bife de 1.a macio, bem comprado, Contra-Filé ou para quem puder Filé Mignon, que voce não teve tempo de deixar pegando gosto no tempero. Tirou da geladeira do jeito que comprou, vai para mesa gostosão agora. - Se quiser manter a gordurinha do bordinha do bife do Contra-Filé, dê piques com a tesoura, para ele não enrolar. Senão quiser, deixe magrinho, cortando tudo rente com Tesoura de Cozinha - Apenas polvilhe pimenta-do-reino moida na hora e mais nada de tempero e nada de sal de cozinha. Nem vinagre precisa usar.

Panela de Pressão Minha Bifeira Predileta x Fogão Limpo - A Palmirinha Onofre quem me ensinou que Bifeira boa é a Panela de Pressão Teflonada. Ela é alta, você faz os bifes lá fundo em baixo e o fogão fica limpinho. E justamente nela que sempre faço. Esqueçe caçarola teflonada ou frigideira teflonada...

Receita da Nestlé - Se o teflonado for dos bons, você praticamente pinga uns micros fioszinhos de oleo de milho só. Grelhe em levas os Bifes, deitados lado a lado encostadinhos. Para cada "leva de Bifes" uma única colherada de sopa de molho inglês. - Depois que virou todos os bifes, molhe com 1 colherada de Molho Inglês e mais nada. Borbulhou por segundos, praticamente seca instanteanemente, retire os bifes e reserve. - Terminou todos os bifes começe o molho. No mesmo fundo sujo, agora seco de novo. Pingue uns microfioszinhos de óleo. Começe a refogar só a cebola micropicada, que ficara suja. Vá mexendo, que você vai limpando o fundo do teflonado com a cebola. Muchou, o fundo ficou limpo e a cebola escurecida, pode despejar os tomates. Deixe refogar até desmanchar bastante, ficará mais para uma refoga molhinho com sisquinhos quase seco. Se você caprichou na tabua é vapt-vupt. Se você picou grosseiramente, vai demorar. Caso você tenha picado grosseiramente, pingue uma águinha quase nada, só para ajudar a desmanchar. Chegou na textura de desmanchado com sisquinho, quase sem seco, tempere esta refoguinha de tomate desmanchado com: Pimenta-do-Reino moída na hora + 1 colherada de Molho Inglês (a 2.a colherada). Acrescente o Creme de Leite, que agregará liquido agora. Misturou desligue. Esta pronto.

Mesmo que os bifes tenham esfriado não tem problema. Deite eles lado a lado, sobre na louça de mesa escolhida (porcelana ou inox) e despeje o Molho Acebolado Cremoso (super quente), acabado de desligar) espalhando por igual sobre todos. Eles reaquecem no ponto para comer.

Tudo muito rápido, a parte mais demorada é esperar os tomates se desmancharem e mais nada...




3 comentários:

Mari Azevedo disse...

Pri querida, já fiz este bife em casa (eu adoro o site da Nestlé e as receitas deles), e foi um sucesso total!! Imagino que aí também, visto que quem o executou é uma cozinheira maravilhosa!
A carinha ficou linda...
Super beijo!!!

Nysa disse...

gostei bastante desta receita ;-) gosto de bifes com molhos cremosos!!!

Laurinha disse...

tb faço em panelão... além do que o fundo é bem grosso, então o bife fica 10!!

Beijinhos