Seguidores


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

"Pie da Preguiçosa" - "Cuca de Banana"

Cuca bolo ou Cuca sobremesa?

Pie da Preguiçosa
  • Torta Farofa,
  • Bolo Farofinha,
  • Cuca de Banana de Leite Moça
Essa receita aparece na Internet com todos esses nomes. Só ler com a atenção e você descobrirá que todas são a mesma receita.


Comendo a minha opinião é: Cuca bolo simples de Banana, com cara e textura de torta. Perfeita para deixar no balcão disponivel aos beliscas dos filhos o dia inteiro, perfeito para ser servido na mesa de café da família (brunch ou breakfast). Ele é tudo menos Torta Sobremesa.

O Michel (meu filho) devora sozinho esta Pie Preguiçosa aos bocados. É uma receitinha simples, uma Bananinha assada com Leite Moça boa de comer. O que mais aprecio que o preparo dela é todo manual (não suja liquidificador, nem batedeira). Como confeiteira eu encaro uma louça, uma senhora pia para lavar todos os dias, preparar uma receita que não gera loução é ótimo. Talvez mais pela preguiça do preparo é que gosto mais nesta receita.

Fonte: Esta é uma receita de uma revista que ganhei da Nestlé na década dos anos 90 com o nome "Tortas com Leite Moça" (tem uma capa linda toda vermelha).

Revista Tortas com Leite Moça

Pie da Preguiçosa
Cuca bolo de Banana

Farofinha Doce
(fundo e cobertura):
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) Maizena (amido de milho)
  • 1 xícara ( chá) açúcar
  • 1 colher (sopa cheia) canela em pó
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 150 g de manteiga ou margarina sem sal
Recheio Simples - Banana + Creme de Limão (cru):
  • 6 bananas nanicas maduras (em rodelas ou fatias, para o meu refratario na foto eu gastei meia dúzia de bananas)
  • 1 lata de Leite Moça
  • raspas da casca de 1 limão
  • suco de 1 ou 2 limões (a receita pede 1 limão só, experimentando a 2.a vez ele ficou mais gostosinho bem azedinho, com 2 limões)


Pilotando a Cozinha com Priscila:
Faça a farofinha na ponta dos dedos, misturando com a colher os ingredientes secos e incorporando a manteiga sem sal na ponta dos dedos. Aplique metade metade no fundo do refratario torteira. Não precisa untar com nada. Deite as bananas sobre a faorofa. Misture o Leite Moça com raspinhas de limão e suco de limão no garfo (engrossa instantaneamente). Despeje por cima o Creme de Limão. Com a colher, vá cobrindo tipo polvilhando por igual, toda a superficie com o retante da farofa. Nivele a farofa com as costas de 1 colher.
Fica assim com a cobertura seca, lisinha, lisinha. Leve ao forno para assar, já preaquecido a 180.o C, por 40 minutos.
A cobertura racha depois de 40 minutos de forno. A foto original da Revista Tortas com Leite Moça tem a superficie mais seca e rachada que a minha. Aguarde amornar para servir a 1.a fatia. Pode comer quentinha, morna e em temperatura ambiente (bolo farofa, uma torta cuca simples de balcão).

tag: "Sobremesa", "Sobremesa Natal", "Reveillon", "sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"

2 comentários:

Lohraine disse...

Amei... é mto bom.

Alline disse...

Muito boa!!
Sua farofa ficou mais sequinha pois nao foi ovo, mas ela fica mais bonita assim e cobre melhor. Eu fazia com o ovo mas colocava um pouquinho mais de trigo. E coloquei o creme e as bananas em duas camadas cada.
Parabens pela explicacao e pelo blog!

Abraco